quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Instalação do Bacula no Debian Etch 4.0

Tutorial de instalação configuração e Administração Web do bacula Backup Server no Debian Etch 4.0.

Introdução:
A instalação será feita com o ambiente contendo um
Servidor bacula Linux (Debian 4.0) fazendo backup de um cliente Linux (Debian 4.0) e de um cliente Windows XP, o backup estará configurado para Hd, podendo ser feito em outros dispositivos de midia mudando algumas configurações. Poderá fazer backup do Windows Vista ou 2003, 2008 etc, porém não testei ainda.

Vamos entender o conceito do Bacula, diferente do Bac
kuppc, do Amanda e de outros que testei, o Bacula é dividido em módulos (Daemons) que gerenciam determinadas funções no Backup, é interessante pois poderemos escolher em qual host iremos rodar cada módulo (Daemon) e assim montar nosso ambiente da melhor forma.

Instalaremos o sistema com o Servidor de Backup contendo os módulos Director server, Storage server, Database server e Catalog, e no Cliente de backup o File Server e o Admin Workstation (Console).


  • Director Server (bacula-director):
    É como se fosse o cabeça dos processos, ele controla os agendamentos de backup, conexão com os clientes, arquivos que serão backupeados e restaurados e se comunica tambem com o banco de dados para guardar os processos que ele executou.
  • Storage Server (bacula-sd):
    O módulo Storage gerencia o armazenamento dos dados dos backups que pode ser salvo em Hd, Unidade de fita, Dvd ou cd, dependendo de como for configurado.
  • Database Server (MySql):
    Usaremos o Mysql 5.0 como servidor de banco de dados, ficam armazenadas todas as informações de lista de arquivos backupeados, Jobs, Informações de dispositivos de armazenamento, tudo o que for relacionado a tarefas efetuadas.
  • Catalog Daemon:
    Esse Daemon é responsavel por catalogar as indexações de todos arquivos que são backupeados e cria um DataBase dos volumes.
  • File Server (bacula-fd): É instalado nos clientes onde iremos fazer backup, ele controla tambem a restauração dos arquivos.
  • Admin Workstations (bconsole): É responsavel por controla o Director Server, controla funções de backup, restauração, status de serviços e clientes etc. Abordaremos a administração através de interface Web com o Webmin usando o módulo “Bacula Backup System”.
Antes de tudo prepare o sistema operacional (Debian etch 4.0) do Servidor Bacula:

Com o Debian já instalado configure os repositórios para instalação dos pacotes necessarios.

Arquivo de reposítório em /etc/apt/sources.list deve conter os repositórios abaixo:

deb http://security.debian.org/ etch/updates main contrib
deb-src http://security.debian.org/ etch/updates main contrib
deb ftp://ftp.debian.org/debian etch main contrib non-free




*Atualize a biblioteca de pacotes

baculaserver:~# apt-get update



* Instalando o MySql Server (Database Server) e cadastrando uma senha para o usuário “root” no mysql para que na instalação do bacula seja configurado o banco de dados.

baculaserver:~# apt-get install mysql-server-5.0 -y

baculaserver:~# mysqladmin -u root password senha



* Instalando o Bacula no servidor

baculaserver:~# apt-get install bacula bacula-sd-mysql bacula-director-mysql mt-st


Aqui será criado automaticamente a base de dados para o Bacula no Mysql
Nessa tela escolha a opção SIM e tecle Enter.




Nesta tela coloque a mesma senha que você cadastrou para o usuário “root” no Mysql Server, para ser criada a base de dados do bacula.




Nesta tela cadastre um novo password para que o usuário “bacula” do Director Daemon se conecte a base de dados do Mysql.



A instalação do Bacula está finalizada.

A Configuração do Bacula Continua Aqui...




.